Parece que quase tudo em cultura popular no Brasil tem algo a ver com as ondas. Da arquitetura famosa, até o estilo das calçadas, a música de bossa nova e samba, mesmo até o que é apreciado em futebol - movimentos suaves que criam jogos bonitos. Sem dúvida, as ondas são a inspiração de tanta coisa boa neste país. É nesse espírito que começo este blog - quero que meu trabalho aqui consiga capturar e comunicar as ondas econômicas que Brasil está surfando hoje.
A maioria do sucesso em surf vem da habilidade ler o mar - algo bem mais poderoso do que a gente e com as próprias tendências dele. Para os que não surfam, é importante constatar que as ondas não chegam como ondas. Eles chegam como swells (ondulações no mar). O surfista tem que enxergar os swells chegando e entender como eles vão interagir com a praia, o vento, e a maré para se traduzir em ondas surfáveis. As vezes a diferença entre pegar e perder uma boa onda é em termos de alguns metros só. Para se posicionar certo, um bom entendimento teorético de como ondas formam e observações das condições do mar naquele dia são imprescindíveis.
Nesse sentido, fazer economia bem é como surfar bem. Nem teoria sem observação, nem observação sem teoria é suficiente para ter êxito. Espero que este blog trará os dois aos leitores. Na maioria do meu esforço será exibir fatos básicos sobre a economia brasileira, mas também tentarei amarrar esses fatos juntos com um pouco de teoria. Como os brasileiros falam, vamos lá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário